29 de agosto de 2011

Mariquinha teimosa

Escrito por Rolando Boldrin   

Teimosia e estupidez são gêmeos, já se dizia na antiguidade. E só vendo no causo do Rolando Boldrin como isso é uma verdade.


Não tinha cumádi mais teimosa do que a Mariquinha. Era dia de são João no arraiá, e na hora de estourar os foguetes em  homenagem ao santo sucedeu esse causo.

Todo mundo sabe que o jeito de soltar foguete é chegar o fogo na pólvora e, quando acende, a gente solta logo. Assim o dito-cujo voa pelos ares para dali a alguns segundos explodir. Pois bem: aí é que entra a teimosia da Mariquinha. Quando todos esperavam que ela soltasse a vareta, ela não fez isso. Aí o povaréu se apavorou:

Todos (gritando) – Sorta, Mariquinha! Sorta a vareta! Sorta logo que o rojão vai explodir!

Mariquinha – Num sorto coisa  nenhuma! A festa é aqui embaixo! Como é que o foguete vai estourar lá em riba??!!

E o foguete: chiiiiiiii...

Todos (apavorados) – Sorta logo, muié teimosa! Essa coisa vai explodir!

Mariquinha – Ah, mas num sorto mêmo. Quero vê ele arrebentá é aqui embaixo! E não deu outra: foi aquela explosão. Morreu a Mariquinha teimosa. Lá vai de tardinha o enterro rua abaixo, pro rumo do cemitério perto do córrego. Ao passar em cima da ponte, não é que o Malaquias tropeça e derruba o caixão na água?! Foi aquele deus-nos-acuda. Todo mundo correu córrego abaixo pra resgatar a Mariquinha teimosa. Menos o cumpádi Malaquias, que, para espanto de todos, garrou a subir rio acima.

Todos – Êh, cumpádi, o rio corre é para baixo! Cumé que ocê tá procurando rio acima?!

Malaquias (na sua lógica) – Disso eu sei, ué! Mas do jeito que a cumádi era teimosa...

Disponível em: <http://www.almanaquebrasil.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9820:mariquinha-teimosa&catid=12996:causos-de-rolando-boldrin&Itemid=222>. Acesso em: 29 ago. 2011

Para conhecer outros causos escritos por Rolando Boldrin, acesse a guia DIVERSÃO no sítio do ALMANAQUE BRASIL (logo abaixo, você encontra um atalho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Antes de escrever, leia esse recado.

Para escrever um comentário, você precisa estar registrado no Google.

Antes de mais nada, vá ao topo direito da página do Blog Gudog e faça o LOGIN.

Se você tem conta no gmail ou no orkut, pode identificar-se usando o mesmo nome de usuário e a mesma senha usados nesses ambientes.

Depois de identificar-se, volte à página que você quer comentar e confirme sua identidade. Isso deve ser feito logo ali abaixo, em COMENTAR COMO. Achou?

Além disso, depois de selecionar POSTAR COMENTÁRIO, você deve receber a resposta Seu comentário foi publicado.

DICA: você pode aproveitar a oportunidade e selecionar Inscrever-se por e-mail para ser informado a respeito de novos comentários no Blog Gudog.

ATENÇÃO! Ao sair do BLOG GUDOG, vá ao topo direito da página e clique em SAIR, para que ninguém tenha acesso a seu e-mail ou a sua conta do orkut. NÃO ESQUEÇA! Clique em SAIR!!


:)